Mais um lamentável capítulo de corrupção na história brasileira, nesta semana a Polícia Federal desarticulou um grande esquema de Fraude no INSS, que desde 2019 até agora teria descontado indevidamente aproximadamente 6,3 bilhões e reais de aposentados e pensionistas.
Para saber se você foi uma das vítimas, é possível verificar no seu comprovante de pagamento, se há um desconto indevido para alguma entidade que tem acordo com o INSS e você não tenha solicitado tal desconto.
Encontrando algum desconto indevido ou algo que você desconheça ou não tenha pedido, deve solicitar o estorno de diferentes formas. A primeira opção é entrar em contato diretamente com a entidade responsável, utilizando o número 0800 que aparece ao lado do nome dela no contracheque ou ainda pode enviar um e-mail para o endereço acordo.mensalidade@inss.gov.br, relatando o ocorrido. Nessa situação, o INSS entrará em contato a entidade que realizou o desconto solicitando os documentos que comprovem a autorização ou, se for o caso, exigindo a devolução dos valores cobrados.
Além disso as reclamações e denúncias sobre descontos não autorizados podem ser registradas por meio do Portal Consumidor.Gov, no site , e na Ouvidoria do INSS, acessando a Plataforma Fala BR . Essas medidas fazem parte do esforço para garantir mais segurança e transparência aos beneficiários do INSS.
Caso não tenha sucesso, de forma rápida e efetiva na busca pela devolução, será necessário o auxílio de um advogado para buscar os valores descontados indevidamente, bem como buscar uma indenização contra o INSS e a Entidade que recebeu os valores indevidos.